domingo, 17 de agosto de 2014

DIY e Praticidade: Caixinha de Dobradura

Olá amigos, tudo bem com vocês?
Hoje o post é uma dica pra quem gosta de dobraduras, ou simplesmente para quem precisa de uma caixinha e não tem nenhuma no momento. É super fácil de fazer, eu aprendi com a professora de música da minha irmã quando era criança e sempre utilizava quando precisava apontar meus lápis e não tinha lixeira por perto, haha... Depois de terminar meu dever, pegava a caixinha (feita de sulfite, mesmo) e despejava o conteúdo no lixo. E ainda guardava pra usar numa outra ocasião!


                A lista de materiais é realmente diminuta: vocês só vão precisar de um quadrado de papel. Pode ser sulfite, papel de dobradura, aqueles próprios para origami, enfim, QUALQUER papel maleável. Eu usei um pedaço de papel de presente que achei perdido aqui em casa.


                A primeira coisa a se fazer é dobrar o papel no meio, marcando bem a dobra. Em seguida, desdobre o papel, gire-o 180º e dobre-o no meio novamente, marcando bem a dobra. As linhas das dobraduras vão se cruzar no meio, desenhando quatro pequenos quadrados no papel.




                Em seguida, pegue uma das pontas e dobre-a em direção ao centro do papel, reforçando a dobradura com o dedo; as beiradas ficarão alinhadas com as dobras que você marcou. Repita o processo com as outras três pontas, formando um novo quadrado.



                Agora, dobre a parte de cima até o meio do quadrado, e repita o processo com a parte de baixo, formando um retângulo. Não se esqueça de deixar cada dobra bem reforçada, pois servirão de referência nos próximos passos.



                Desdobre as duas últimas dobraduras, e também os triângulos de cima e de baixo, mantendo apenas os triângulos laterais dobrados. Pegue as bases desses triângulos e dobre-as em direção ao centro do papel, reforçando as linhas.



Sim, tem uma mancha no meu lençol :( 
Mas é de tinta, haha

                Por enquanto, pode ter parecido bobagem; mas a partir de agora, vocês vão começar a entender o porquê de tantas dobras e desdobras. A caixa vai começar a surgir.
                Se vocês observarem a figura que se formou, uma espécie de seta dupla, perceberão que perto de cada uma das pontas dessa seta existem algumas dobras das marcações que fizemos até aqui.  Conte a terceira dobra em direção ao centro da peça e vire-as para marcar bem essas dobras, pois isso facilitará na hora de montar as laterais da caixa.


                Mantenha uma das pontas levantadas onde vocês fizeram a marcação e, com a outra mão, levante uma das bases dos triângulos que dobramos anteriormente. Após arrumar com os dedos, levante a base do outro triângulo e ajeite-o também, formando ângulos de 90º em relação à ponta levantada e à base da caixa.



                Agora, observem a ponta que está levantada: ela tem uma marcação exatamente onde termina a altura das bases recém-levantadas dos triângulos e outra mais para a ponta. Dobrem o papel em direção ao centro, formando uma espécie de “L”. Essa dobradura vai formar uma das laterais da caixa, e a ponta vai encaixar nos triângulos que já estão na base. Repita todo o processo no outro lado.




                Tcharam! Sua caixa está pronta, e vocês podem utilizá-la para o que quiserem. Podem até fazer uma outra caixa com um pedaço de papel um pouquinho maior para servir de tampa. ;)
Dica: se quiserem, podem utilizar cola para finalizar a caixa e evitar que esta se desmanche.



É isso, pessoal, muito fácil, né?
          Façam as suas caixinhas também, de tamanhos e cores variadas, e utilizem até mesmo como organizadores. Não esqueçam de me contar suas experiências, hein? Pode ser por aqui ou pela fanpage do blog no facebook.

Beijão,

Thamy J

Nenhum comentário:

Postar um comentário