domingo, 22 de novembro de 2015

DIY: Aromatizador de ambientes

Olá galera, tudo bem com vocês?

Hoje eu trago uma dica super cheirosa e simples de fazer pra vocês: o aromatizador de ambientes.
Saí na intenção de comprar alguns, mas achei meio caro (pelo menos, aqui onde eu moro). Então, antes de me decidir pela compra, resolvi dar uma pesquisada sobre como fazer; fiquei surpresa com a facilidade e simplicidade!

Em primeiro lugar, vocês vão precisar de:
- um recipiente vazio, preferencialmente transparente;
- água filtrada
- álcool de cereais 
- essência de sua preferência
- corante (caso queira deixar colorido)
- varetas de madeira porosa

IMPORTANTE: a vareta deve ser porosa para que o líquido suba até suas extremidades e o vento consiga dispersar o odor; portanto, apesar de algumas meninas sugerirem palitos de churrasco, essa não é uma boa opção, porque a madeira é muito dura e a água não vai conseguir chegar ao topo sem muita dificuldade, se conseguir. Vocês podem usar palitos de algodão doce, ou hashi (desses bem baratinhos mesmo).
Outra dica é que, quanto mais alta a vareta, mais longe chegará o aroma (o ideal é que a vareta tenha o dobro do tamanho do recipiente, se possível).

Sem mais delongas, vamos ao tutorial:


Eu escolhi utilizar uma garrafinha vazia de leite de côco. O medidor que eu escolhi foi um porta-velas, mas vocês podem usar algum pote graduado.

Para facilitar o envase, utilizei um pequeno funil

As medidas ideais são: 1 parte de água para sete partes de álcool.

Após colocar a água e o álcool, vocês podem colocar o corante, caso queiram, antes de acrescentar a essência. As essências que eu comprei já são coloridas, mas eu quis usar uma transparente mesmo, de rosas brancas.

Depois de acrescentar a essência, basta colocar as varetas. Esse hashi que eu utilizei é de uma madeira bem porosa, e isso é super importante para o sucesso do aromatizador.


Está pronto! Vocês já podem colocar num cantinho da casa de sua preferência, e curtir o cheirinho bom que vai ficar.


E então, gostaram?
Confesso que onde eu moro não encontrei o álcool de cereais, então usei o comum mesmo; mas o odor característico do álcool comum altera um pouco a potência da essência, além de evaporar mais rápido do que o álcool de cereais, diminuindo o tempo de vida do aromatizador. MAS descobri que em casas de artesanato vende, e não é muito caro; vou comprar para fazer os próximos, com certeza.
Ah, como não tenho filtro em casa (bebo da torneira), usei água da chuva. Funciona.


Outra dica é enfeitar o recipiente, para deixá-lo mais bonito e com seu toque pessoal.

Dúvidas, críticas, sugestões? Deixe seu comentário!

Beijão,
Thamy :)

domingo, 15 de novembro de 2015

DIY: Capa de caderno

Olá! Tudo bem com vocês?

Conforme o prometido, cá estou eu retomando a rotina de blogueira, haha. E, pra começar, que tal pegar aquele jeans batido, velhinho, e transformar em algo novo?

Bom, eu tinha uma calça velha que já estava rasgando, de tão usada. Como eu realmente gostava da calça e não queria jogar fora, tive uma ideia: por que não transformá-la num short?
Calça e tesoura na mão, zás! Aproveitei o rasgo existente na altura da coxa e já usei como base pra cortar as pernas da calça, ficou MA-RA-VI-LHO-SO! Adorei o resultado.

Malfeito feito (Potterheads entenderão), e agora: jogar as pernas da calça fora?
De jeito nenhum!
Pra falar a verdade, eu ainda não sabia o que poderia fazer com elas, mas resolvi guardar assim mesmo... Na pior das hipóteses, serviria como paninho de limpeza, né?!

Mas a oportunidade não demorou. Ganhei um semestre num curso de inglês e, como tento reaproveitas ao máximo as coisas, não comprei caderno; peguei um da época de escola, praticamente sem uso (daqueles kits de prefeitura), arranquei as folhas usadas e tava pronta pra encarar a sala de aula. Só tinha um probleminha: a capa. Eu não queria andar com aquela capa por aí,mas também não ia comprar outro caderno por causa disso, né? Foi quando eu lembrei das pernas decepadas da minha velha calça e não tive dúvidas: por que não um caderno com a capa jeans? Super básico e, ao mesmo tempo, mega descolado! E o melhor: dava pra deixar minha personalidade estampada, eu poderia personalizar como quisesse. Quer coisa melhor?

E tudo o que eu usei foi tesoura, cola branca e os pedaços da calça. Bora pro tutorial?


Primeiro, eu abri uma das pernas da calça

Em seguida, espalhei cola branca por toda a capa

Colei o tecido onde já tinha cola, esticando bem para não formar rugas

Repeti o processo do outro lado do caderno

E colei o tecido.

Como o jeans é um tecido grosso, passei uma camada de cola sobre toda a capa encapada (dos dois lados) para melhorar a fixação do tecido

Cortei as sobras do tecido, deixando uma margem para o acabamento

E colei essas bordas na parte interna da capa

Passando uma camada de cola também por cima do tecido colado na parte interna

Para melhorar o acabamento interno, resolvi colar uma folha branca na parte interna da capa, escondendo as bordas de tecido.

Tcharam! Caderno devidamente encapado :)

E é claro que dá pra fazer desenhos, colagens, enfim, soltar a imaginação! Eu finalizei minha capa usando tinta guache mesmo, porque não tinha tinta pra tecido; o importante é que ficou a minha cara e eu adorei.


E então, o que acharam? Não deixem de comentar suas opiniões, sugestões ou críticas construtivas, ok?

Beijão,
Thamy :)


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Toc, toc...Alguém?

Olá, gente!
Ainda tem alguém por aí?
Pois é galera, dei uma sumida... A vida ficou corrida demais e, às vezes, temos que fazer alguns sacrifícios, não é? Infelizmente, sacrifiquei o blog durante um tempo.

Mas a boa(será?) notícia é que eu tô de volta, por tempo indeterminado. Porque, vai saber, a vida é cheia de surpresas, né?! Mas espero ter tempo de me dedicar ao blog por um longuíssimo período :)
Por enquanto, tudo o que eu posso dizer é que, apesar de não estar mais na correria, ainda estou com muitos problemas; mas quem não está?

Prometo me comprometer para trazer conteúdos interessantes para vocês com mais frequência. Tudo o que peço em troca é a paciência de vocês, combinado? Se tudo sair como o planejado, logo menos terão diquinhas bem úteis e tutoriais criativos pra todos os gostos.

Por enquanto, é isso. 
Agradeço a quem não desistiu dessas paragens áridas e, assim como os paulistas esperam por chuva, estão torcendo para as represas da criatividade dessa que vos escreve se encha novamente.

Beijão,
Thamy :)