Hoje eu trago uma dica super cheirosa e simples de fazer pra vocês: o aromatizador de ambientes.
Saí na intenção de comprar alguns, mas achei meio caro (pelo menos, aqui onde eu moro). Então, antes de me decidir pela compra, resolvi dar uma pesquisada sobre como fazer; fiquei surpresa com a facilidade e simplicidade!
Em primeiro lugar, vocês vão precisar de:
- um recipiente vazio, preferencialmente transparente;
- água filtrada
- álcool de cereais
- essência de sua preferência
- corante (caso queira deixar colorido)
- varetas de madeira porosa
IMPORTANTE: a vareta deve ser porosa para que o líquido suba até suas extremidades e o vento consiga dispersar o odor; portanto, apesar de algumas meninas sugerirem palitos de churrasco, essa não é uma boa opção, porque a madeira é muito dura e a água não vai conseguir chegar ao topo sem muita dificuldade, se conseguir. Vocês podem usar palitos de algodão doce, ou hashi (desses bem baratinhos mesmo).
Outra dica é que, quanto mais alta a vareta, mais longe chegará o aroma (o ideal é que a vareta tenha o dobro do tamanho do recipiente, se possível).
Sem mais delongas, vamos ao tutorial:
Eu escolhi utilizar uma garrafinha vazia de leite de côco. O medidor que eu escolhi foi um porta-velas, mas vocês podem usar algum pote graduado.
Para facilitar o envase, utilizei um pequeno funil
As medidas ideais são: 1 parte de água para sete partes de álcool.
Após colocar a água e o álcool, vocês podem colocar o corante, caso queiram, antes de acrescentar a essência. As essências que eu comprei já são coloridas, mas eu quis usar uma transparente mesmo, de rosas brancas.
Depois de acrescentar a essência, basta colocar as varetas. Esse hashi que eu utilizei é de uma madeira bem porosa, e isso é super importante para o sucesso do aromatizador.
Está pronto! Vocês já podem colocar num cantinho da casa de sua preferência, e curtir o cheirinho bom que vai ficar.
E então, gostaram?
Confesso que onde eu moro não encontrei o álcool de cereais, então usei o comum mesmo; mas o odor característico do álcool comum altera um pouco a potência da essência, além de evaporar mais rápido do que o álcool de cereais, diminuindo o tempo de vida do aromatizador. MAS descobri que em casas de artesanato vende, e não é muito caro; vou comprar para fazer os próximos, com certeza.
Ah, como não tenho filtro em casa (bebo da torneira), usei água da chuva. Funciona.
Outra dica é enfeitar o recipiente, para deixá-lo mais bonito e com seu toque pessoal.
Dúvidas, críticas, sugestões? Deixe seu comentário!
Beijão,
Thamy :)