segunda-feira, 22 de setembro de 2014

JOGOS ANTIGOS SÃO MELHORES QUE OS ATUAIS ?


Se você, assim como eu, cresceu na década de 90, provavelmente vai dizer que sim.
Afinal, nessa época saíram inúmeros títulos mais do que épicos e muitos, do final da década de 80, ainda faziam sucesso aqui no Brasil.
Mas enfim, para fazer uma análise justa , vamos nos atentar apenas sobre os bons jogos, tanto os antigos, quanto os novos, porque quando se fala em jogos antigos, sempre lembramos é dos bons jogos,mas vale lembrar que, antigamente, a gente tinha isso:


(Dr. Jekyll and Mr. Hyde 1988 )


E, hoje em dia, a gente tem isso:
(Ashes-Cricket 2013)


Enfim, vamos pensar um pouco:
Jogos antigos eram limitados, os desenvolvedores tinham que ser extremamente criativos para superar  limitações técnicas que os jogos  possuíam , o caso mais famoso, com certeza, é o do Mario, que só possui chapéu e bigode, porque não era possível fazer muitos detalhes  no personagem e isso foi um meio de acabar com este problema.
E, cá entre nós,  chapéu e  bigode são as 2 características mais marcantes na aparência do Mario, qualquer coisa que você colocar um chapéu vermelho e bigode vai automaticamente te lembrar do personagem; se fosse hoje em dia, o problema não existiria. E, quem sabe, não teríamos um Mario cabeludo?





Jogos para console, a partir do Nintendinho, já tinham uma habilidade nova: a habilidade de contar uma história.
Fosse pela cena de abertura:


(Double dragon II 1988) 

Com textos e mais textos:

(Final Fantasy 1 1987)

Ou mesmo durante o jogo, para história poderia ser revelada.
(Ninja Gaiden 1988)


Então, além dos sons, músicas, jogabilidade e gráficos, você agora poderia ser cativado pela história do jogo, alguns jogos possuíam uma história tão boa que era o bastante para torná-lo  muito bom e nos fazer relevar algumas de suas limitações ou até mesmo fazer com que estas passassem desapercebidas.

( EarthBound 1994)


A medida que os jogos foram evoluindo mais e mais,  desenvolvedores foram aprendendo a trabalhar com esses elementos em conjunto, aproveitar o que a tecnologia proporcionava para obter o melhor dos mundos, e quando você tinha um jogo que combinava boa história, música, jogabilidade e diversão e ainda fazia você pensar nele mesmo quando não estava jogando, ai você tinha um jogo inesquecível.



(Chrono Trigger 1995)

Muitos jogos de hoje em dia se esqueceram de vários desses elementos e acabam se focando só nos gráficos e até conseguem chamar a atenção de muita gente por conta disso, mas  hey!, estamos falando só de coisas boas aqui certo ?
Um jogo serve para ser divertido e no geral não importa como você consegue fazer isso, ninguém em sã consciência joga Guitar Hero e diz, - "olha só que gráficos !!!" . Não é a proposta do jogo, ainda assim consegue ser um jogo extremamente divertido.
 Jogadores mais velhos que reclamam dos jogos atuais , dizendo o quanto eles eram melhores,  mais difíceis e etc...: se você os jogou quando criança, não é apto a fazer uma comparação justa, eram tempos diferentes, normalmente quando se é criança se tem bem menos preocupações, se tem tempo para fazer as coisas, se tem curiosidade para descobrir coisas novas; se você  pensar em bons jogos, vai ver que existem muitos bons hoje em dia  que aprenderam muitos com seus avós.



Temos jogos atuais que adicionaram novos elementos que, naquela época, não eram  possíveis; infelizmente, algumas obras primas foram mutiladas em sequências que destruíram por completo a ideia original:

(Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts 2008)

Outras, foram tão bem feitas que até hoje não ganharam sucessores a altura.


(Final Fantasy VII 1997)


Mas isso também acontece hoje em dia, e esses são os que serão lembrados pelas crianças de hoje.

(The Elder Scrolls V: Skyrim 2011)


Pensem a respeito...



By: kold shadow




4 comentários:

  1. A tecnologia deixou os games mais apelativos tanto visualmente quanto em termos de gameplay, mas em compensação a criatividade parece ter diminuído. Antigamente, os jogos costumavam forçar uma nova situação de modo a te fazer pensar em como avançar e assim descobrir novos aspectos dos personagens e tal, hj em dia tudo já vem com tutorial... Acho difícil os jogos atuais ultrapassarem os clássicos. Naquela época nos preocupávamos com boas histórias e diversão, não com desempenho.

    http://thisiskeyko.com

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  2. Olá Keyko.


    Concordo parcialmente.
    O problema mesmo de hoje em dia, é que saem muitos jogos, a maioria de qualidade inferior, as empresas estão cada vez mais trabalhando para fazerem jogos medíocres e curtos, para que o jogar possa terminar logo e comprar outro.
    Já dentro do quesito "descobertas e exploração" , comum a gêneros como Rpg's e plataformas realmente o mercado atual esta bem escasso mas existem alguns que mesmo hoje em dia ainda vale a pena jogar tanto desse quanto de outros generos.
    Abaixo seguem as minhas recomendações de jogos com menos de 6 anos de lançamento:
    ("não conheci o outro mundo por querer")
    Plataforma

    Megaman 10 2010
    donkey kong returns 2010
    Super Mario Galaxy 2 2010
    donkey kong country tropical freeze 2013

    ----------------------------------------------
    RPG's

    Xenoblade Chronicles 2010
    Fire Emblem: Awakening 2012

    ----------------------------------------------
    Action RPG

    The Legend of Zelda: A Link Between Worlds 2013
    The Legend of Zelda: Skyward Sword 2011

    ----------------------------------------------
    Musicais

    LOCO ROCO 2008
    PATAPON 2 2009
    ROCKSMITH 2011

    ----------------------------------------------
    LUTA

    Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 2010
    Injustice: Gods Among Us 2013
    Ultra Street Fighter IV 2014

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  3. Eu adorava jogar Mário
    http://toobege.blogspot.com.br/

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  4. Tente os novos , são todos muito bons.

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