sexta-feira, 4 de março de 2016

Chega de desperdício! 5 usos para a borra de café

Olá! Tudo bem com vocês?

Pois é, sumi de novo; perdão. Mas nem sempre podemos fazer as coisas como planejamos, não é mesmo?

Enfim, cá estou novamente, trazendo uma dica sobre nosso preciosíssimo ouro preto: o café.
Sim, esse grão maravilhoso, comercializado geralmente em sua versão torrada e moída, que transforma água quente em néctar sagrado aos nossos paladares e nos ajuda a passar noites em claro ou a despertar totalmente pela manhã; o líquido que faz bem (ou mal, depende da dosagem diária e da pessoa) a tantos amantes desse amargo tão doce.

Mas, deixando de lado a parte poética e o sabor inebriante, vocês sabiam que a borra que sobra após coar o café pode ter várias utilidades? Não? Então confiram essa pequena lista, que eu separei para compartilhar com vocês:

1 - ESFOLIANTE NATURAL: Sabiam que os esfoliantes que normalmente compramos em lojas/representantes de empresas de cosméticos fazem um mal danado para o meio ambiente? Pois é, mas ninguém precisa ficar sem fazer as esfoliações por causa disso. É possível usar aquela borrinha, ainda morna, para esfoliar o rosto pela manhã, ou misturar um pouco ao creme hidratante (misturar com mel seria uma opção mais natural e teria um efeito melhor, tanto no quesito esfoliação quanto na hidratação da pele) e usar, lembrando que não é aconselhável fazer esfoliações diariamente; de 1 a 2 vezes por semana seria o ideal.

2 - SHAMPOO BOMBA: Esquece o monovin A e os demais produtos veterinários; basta misturar uma colher de pó de café (eu sempre uso a borra, acho uma boa forma de reaproveitá-la) para cada 100 ml de qualquer shampoo sem sal e pronto. Não fica cheiro e os resíduos do pó saem quando você passa a máscara e o condicionador (ainda que fique um grãozinho ou outro, não é nada demais; estou platinada há um tempo, uso o shampoo bomba de café normalmente e não aparece nenhum grão). EU costumo lavar o cabelo com shampoo duas vezes antes de passar a máscara e o condicionador, então passo o shampoo com café na primeira lavagem e um shampoo normal na segunda e posso dizer que estou bem satisfeita com o resultado até agora. E olha que eu não uso em toda lavagem, só uma vez por semana.

3 - ADUBO: A borra de café preserva muitos nutrientes importantes, por isso é considerada um ótimo fertilizante. Uma das formas mais fáceis de se utilizá-la para esse fim é misturar uma parte de borra de café para dez partes de terra; porém, é recomendável utilizar a borra fresca, para evitar o perigo da mesma mofar.

4 - TIRAR GORDURA DE UTENSÍLIOS DE COZINHA: Já pegou aquela panela de fritura pra lavar e teve que gastas quase o tubo inteiro de detergente pra desengordurá-la? Seus problemas acabaram! Você pode usar uma dose generosa da nossa "borra milagrosa" (haha!) e tirar a maior parte, senão toda, da gordura e só finalizar a lavagem com esponja e detergente. Em vasilhas de plástico então, é uma maravilha!

5 - TIRAR O CHEIRO DE ALIMENTOS DAS MÃOS: Aproveitando que já está com a mão na massa na cozinha, a borra do café também neutraliza aqueles odores que insistem em impregnar na nossa mão, como o cheiro de cebola, alho, condimentos em geral, peixe e até aqueles salgadinhos fedorentos... E eu ainda hei de testar com cândida, porque odeio o cheiro que fica na mão :(

E então, o que acharam das dicas? Sabem de mais usos para nossa borrinha favorita? Não deixem de comentar!

Beijão,
Thamy :)