segunda-feira, 22 de setembro de 2014

JOGOS ANTIGOS SÃO MELHORES QUE OS ATUAIS ?


Se você, assim como eu, cresceu na década de 90, provavelmente vai dizer que sim.
Afinal, nessa época saíram inúmeros títulos mais do que épicos e muitos, do final da década de 80, ainda faziam sucesso aqui no Brasil.
Mas enfim, para fazer uma análise justa , vamos nos atentar apenas sobre os bons jogos, tanto os antigos, quanto os novos, porque quando se fala em jogos antigos, sempre lembramos é dos bons jogos,mas vale lembrar que, antigamente, a gente tinha isso:


(Dr. Jekyll and Mr. Hyde 1988 )


E, hoje em dia, a gente tem isso:
(Ashes-Cricket 2013)


Enfim, vamos pensar um pouco:
Jogos antigos eram limitados, os desenvolvedores tinham que ser extremamente criativos para superar  limitações técnicas que os jogos  possuíam , o caso mais famoso, com certeza, é o do Mario, que só possui chapéu e bigode, porque não era possível fazer muitos detalhes  no personagem e isso foi um meio de acabar com este problema.
E, cá entre nós,  chapéu e  bigode são as 2 características mais marcantes na aparência do Mario, qualquer coisa que você colocar um chapéu vermelho e bigode vai automaticamente te lembrar do personagem; se fosse hoje em dia, o problema não existiria. E, quem sabe, não teríamos um Mario cabeludo?





Jogos para console, a partir do Nintendinho, já tinham uma habilidade nova: a habilidade de contar uma história.
Fosse pela cena de abertura:


(Double dragon II 1988) 

Com textos e mais textos:

(Final Fantasy 1 1987)

Ou mesmo durante o jogo, para história poderia ser revelada.
(Ninja Gaiden 1988)


Então, além dos sons, músicas, jogabilidade e gráficos, você agora poderia ser cativado pela história do jogo, alguns jogos possuíam uma história tão boa que era o bastante para torná-lo  muito bom e nos fazer relevar algumas de suas limitações ou até mesmo fazer com que estas passassem desapercebidas.

( EarthBound 1994)


A medida que os jogos foram evoluindo mais e mais,  desenvolvedores foram aprendendo a trabalhar com esses elementos em conjunto, aproveitar o que a tecnologia proporcionava para obter o melhor dos mundos, e quando você tinha um jogo que combinava boa história, música, jogabilidade e diversão e ainda fazia você pensar nele mesmo quando não estava jogando, ai você tinha um jogo inesquecível.



(Chrono Trigger 1995)

Muitos jogos de hoje em dia se esqueceram de vários desses elementos e acabam se focando só nos gráficos e até conseguem chamar a atenção de muita gente por conta disso, mas  hey!, estamos falando só de coisas boas aqui certo ?
Um jogo serve para ser divertido e no geral não importa como você consegue fazer isso, ninguém em sã consciência joga Guitar Hero e diz, - "olha só que gráficos !!!" . Não é a proposta do jogo, ainda assim consegue ser um jogo extremamente divertido.
 Jogadores mais velhos que reclamam dos jogos atuais , dizendo o quanto eles eram melhores,  mais difíceis e etc...: se você os jogou quando criança, não é apto a fazer uma comparação justa, eram tempos diferentes, normalmente quando se é criança se tem bem menos preocupações, se tem tempo para fazer as coisas, se tem curiosidade para descobrir coisas novas; se você  pensar em bons jogos, vai ver que existem muitos bons hoje em dia  que aprenderam muitos com seus avós.



Temos jogos atuais que adicionaram novos elementos que, naquela época, não eram  possíveis; infelizmente, algumas obras primas foram mutiladas em sequências que destruíram por completo a ideia original:

(Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts 2008)

Outras, foram tão bem feitas que até hoje não ganharam sucessores a altura.


(Final Fantasy VII 1997)


Mas isso também acontece hoje em dia, e esses são os que serão lembrados pelas crianças de hoje.

(The Elder Scrolls V: Skyrim 2011)


Pensem a respeito...



By: kold shadow




quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Na minha geladeira tem que ter...

Oi gente, como estão vocês?
Hoje é dia de mais uma etapa do projeto 52x5, e escolhi falar sobre o que não pode faltar na minha geladeira... Se quiserem me mimar com algo comestível, já fica aí a dica, haha! Mas vocês vão ver que sou realmente bem simples, sem muitas frescuras. Não tendo queijo envolvido, tá de bom tamanho J
Acho que estou divagando demais, né? Vamos à lista dos cinco tops da minha geladeira:

- Leite: 


Pareço uma bezerrinha, de tanto que consumo leite, haha. Mas, também, como não utilizar? É super prático e gostoso pra beber seja como for, puro ou misturado com alguma coisa.Fora as gostosuras que fazemos utilizando leite, nham!


- Chocolate: 


Preferencialmente meio amargo, ou ao leite. Não tem nada melhor do que saborear essa maravilha do cacau naqueles momentos em que se está estressada, ou chateada, ou alegre, triste, pensativa, animada, ansiosa, indecisa, com fome, sem fome... E por aí vai.


- Ovos:


Confesso que adoro comer ovos! Podem ser fritos, cozidos, mexidos, estrelados... Particularmente, amo tomar café com ovos mexidos, e se tiver farinha, então... Sangue baiano, né, gente?!


-Água:


Não gosto de água gelada, não mata minha sede, sabe? Água, pra mim, ter que estar apenas fria, que já é o suficiente. Mas é sempre bom ter pelo menos uma garrafa na geladeira...


- Iogurte:


Principalmente aqueles de garrafa, porque não preciso consumir todo de uma vez; posso fechar e deixar pra mais tarde. Amo tomar iogurte puro, batido com frutas, com granola, ou acompanhado de cookies ou bolachas sem recheio. Tá, pode ter recheio, mas não faço muita questão.

E vocês, não abririam mão de quê em suas geladeiras?
Beijão,

Thamy :)

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Preconceito do preconceito.


Num mundo onde a mídia em geral dá opiniões "mastigadas" para a população engolir, vale a pena ter um pensamento mais elaborado sobre algumas coisas, como no caso da torcedora do Grêmio que chamou de macaco o goleiro Aranha, do Santos. Confiram no vídeo abaixo uma visão mais crítica sobre o assunto.




                                                                                                            

                                  By: Kold Shadow